Wednesday, October 15, 2008

Problemas de Território

Qualquer um de nós que já tenha visto a BBC Vida Selvagem, sabe que é costume os machos de cada espécie marcarem os seus territórios com algum tipo de fluído corporal. Temos desde as impalas, que segregam uma feromona especial com que marcam as ervas altas dos seus domínios, até as nossos amigos canídeos que gostam, especialmente, de urinar contra vários tipos de mobiliário urbano e vida vegetal marcando, desta forma, o seu espaço exclusivo.

Ora acontece que, na empresa onde trabalho, temos machos que, receosos do seu lugar na sociedade e desejosos de marcarem o seu espaço, teimam em deixar umas pingas do líquido excretado no vaso sanitário e no chão que o suporta.

Como bem sabem, esta prática não tem tradução efectiva, pois o nosso olfacto é tão pouco desenvolvido que o líquido derramado não passa como marca de um determinado macho, mas sim como uma grandessíssima badalhoquice.

Desta forma, o macho, que exercendo o seu direito de tentar singrar na vida ao lado seus pares mais velhos, marcando o seu espaço, não o consegue e é até, quiçá, olhado com uma certa desconfiança.

Por isso, segui esta máxima nos vossos locais de trabalho: não marcai, mas sim abanai cuidadosamente!

No comments: